Iniciamos mais uma maratona: a de contrapartidas! O CD O Som da Poesia foi patrocinado pelo FAC - Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Cultura do DF, e as contrapartidas devidas incluem apresentação em escolas públicas, realização de oficinas nestas mesmas escolas e a doação de CDs para alguns alunos.
Para nós, é uma das mais agradáveis fases do projeto. Visitamos escolas, fazemos contato direto com um público ávido por música e poesia, colaboramos positivamente para a formação cultural de jovens brasilienses.
A primeira escola que visitamos foi o Centro de Ensino Fundamental 04, de Sobradinho. Ficamos encantados com a organização da escola, muito bem cuidada.
Fomos recebidos pela vice-diretora Mariluza Ramos, e pela responsável pela biblioteca, Profa. Conceição.
Flávio Fonseca fez uma apresentação musical no pátio, para um público atento e compenetrado. Aglaia Souza realizou intervenções poéticas, a exemplo do que foi feito no show de lançamento. Os jovens, de 8ª série, participaram batendo palmas durante as músicas, rindo das histórias sobre as composições e tirando fotos.
Em seguida, Aglaia Souza coordenou uma oficina de Interpretação Poética na biblioteca. Apesar de anunciadas 20 vagas, um aluno conseguiu ocupar o lugar de outro que havia faltado, e mais uma aluna surgiu de improviso, pedindo para participar. Todos foram acolhidos com prazer.
Tivemos a grata surpresa de descobrir dois talentos no grupo: um jovem que escreve poesia com qualidade, e uma moça que escreve prosa e publica em sites especializados. Ambos da 8ª série, o que nos confirmou a impressão de que a escola atinge bons resultados com seus alunos.
Ocorreu um fato muito interessante: os alunos escalados para a oficina eram de apenas uma das turmas de 8ª série da escola. Ao saberem disso, os alunos da outra turma reclamaram seu direito de também participar. Como infelizmente não havia espaço para incluir mais gente na oficina, os artistas sugeriram sortear 10 CDs numa turma, e 10 na outra. A diretoria da escola concordou, e assim foi feito. A disputa foi grande, muitos ficaram sem CD, mas pelo menos conseguimos atender a um grande número de interessados de forma mais justa, como eles demonstraram merecer.
Ao final da oficina, Aglaia sorteou também alguns livros e deixou exemplares para a biblioteca.
A seguir, fotos da apresentação musical e da oficina:
Nenhum comentário:
Postar um comentário